quinta-feira, 23 de agosto de 2012

UPA completa um mês de atendimento á população




Um mês após sua implantação, a população olimpiense já se habituou e redirecionou o fluxo de atendimento ás urgências e emergências á Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. Com cerca de 5.200 atendimentos neste primeiro mês, entre olimpienses e turistas oriundos de outros 100 municípios de todo o Brasil, a UPA, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia – SAMU, já mostram números impressionantes da realidade do atendimento de urgência na região.
Mesmo com seu atendimento focado no SUS, pessoas conveniadas também tem procurado o atendimento da unidade. Questionado sobre as dimensões reais de atendimento, Emerson Daniel de Freitas, enfermeiro e chefe de setor da UPA e do SAMU de Olímpia revelou que foram realizados 20 mil procedimentos médicos e de enfermagem somente neste primeiro mês, quase 1 procedimento para cada 2 habitantes de Olímpia, o que mostra o tamanho da procura pela população. “Estamos atendendo em proporções a uma cidade do tamanho de Bebedouro, que tem hoje cerca de 80 mil habitantes, fora os atendimentos realizados na Santa Casa. E estamos capacitados e estruturados para isso. Adaptações são sempre necessárias, mas acredito que estamos no caminho certo, e a população só ganha com isso”, concluiu.
Com uma equipe formada por mais de 30 profissionais médicos, entre clínicos e especialistas, além de enfermeiros e outros profissionais capacitados e treinados para o atendimento em emergência e urgência, a UPA tem recebido, diariamente, em média 165 pacientes, de todas as faixas estarias, sexo e classe social. “A UPA é uma nova realidade no atendimento as urgências que foi implantada em Olímpia. No inicio, tínhamos receios com a transição deste tipo de atendimento do hospital local, a Santa Casa, para cá. Mas a população recebeu bem este novo sistema, superando nossas expectativas, e hoje recepcionamos toda a demanda da população, de forma regular e tranquila”, disse Newton José Bortolan, enfermeiro e diretor da Divisão de Média e Alta Complexidade em Saúde da secretaria de Saúde de Olímpia. “Ainda a adaptações a serem feitas, tanto por parte do atendimento, quanto por parte da população, que ainda está se adaptando, mas estamos felizes e realizados com os números deste primeiro mês, e vamos continuar trabalhando para garantir o melhor atendimento á população”.






Assessoria de Imprensa
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário