Um mês após
sua implantação, a população olimpiense já se habituou e redirecionou o fluxo
de atendimento ás urgências e emergências á Unidade de Pronto Atendimento – UPA
24h. Com cerca de 5.200 atendimentos neste primeiro mês, entre olimpienses e
turistas oriundos de outros 100 municípios de todo o Brasil, a UPA, juntamente
com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia – SAMU, já mostram números
impressionantes da realidade do atendimento de urgência na região.
Mesmo com seu atendimento
focado no SUS, pessoas conveniadas também tem procurado o atendimento da
unidade. Questionado sobre as dimensões reais de atendimento, Emerson Daniel de
Freitas, enfermeiro e chefe de setor da UPA e do SAMU de Olímpia revelou que
foram realizados 20 mil procedimentos médicos e de enfermagem somente neste
primeiro mês, quase 1 procedimento para cada 2 habitantes de Olímpia, o que
mostra o tamanho da procura pela população. “Estamos atendendo em proporções a
uma cidade do tamanho de Bebedouro, que tem hoje cerca de 80 mil habitantes,
fora os atendimentos realizados na Santa Casa. E estamos capacitados e
estruturados para isso. Adaptações são sempre necessárias, mas acredito que
estamos no caminho certo, e a população só ganha com isso”, concluiu.
Com uma equipe formada por
mais de 30 profissionais médicos, entre clínicos e especialistas, além de
enfermeiros e outros profissionais capacitados e treinados para o atendimento
em emergência e urgência, a UPA tem recebido, diariamente, em média 165
pacientes, de todas as faixas estarias, sexo e classe social. “A UPA é uma nova
realidade no atendimento as urgências que foi implantada em Olímpia. No inicio,
tínhamos receios com a transição deste tipo de atendimento do hospital local, a
Santa Casa, para cá. Mas a população recebeu bem este novo sistema, superando
nossas expectativas, e hoje recepcionamos toda a demanda da população, de forma
regular e tranquila”, disse Newton José Bortolan, enfermeiro e diretor da
Divisão de Média e Alta Complexidade em Saúde da secretaria de Saúde de
Olímpia. “Ainda a adaptações a serem feitas, tanto por parte do atendimento,
quanto por parte da população, que ainda está se adaptando, mas estamos felizes
e realizados com os números deste primeiro mês, e vamos continuar trabalhando
para garantir o melhor atendimento á população”.
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