segunda-feira, 11 de junho de 2012

UPA de Olímpia será inaugurada sábado

Cerimônia terá início às 10h. Unidade irá atender casos de urgência e emergência





A UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24h de Olímpia será inaugurada neste sábado, dia 30 de junho, às 10h. Os novos equipamentos já estavam em funcionamento para o treinamento das equipes e para testes. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) e a porta de urgência Hospitalar, onde em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção as Urgências/Emergências.
A UPA é integrante do componente pré-hospitalar fixo e foi implantada em local estratégico de fácil acesso a população local e bem servida pela malha rodoviária nas proximidades do município. A unidade se destina aos usuários que procuram as portas dos serviços de urgência/emergência do sistema de saúde da rede SUS no município de Olímpia, no momento definido pelo mesmo como de necessidade aguda ou de urgência.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU - Serviço Móvel de Urgência, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o cliente ao serviço de saúde adequado à situação.
Ao chegar ao serviço de urgência demandando necessidade aguda ou de urgência, o paciente é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para confecção da ficha de atendimento. Após sua identificação, o usuário é encaminhado ao espaço destinado à Classificação de Risco, onde é acolhido pelo enfermeiro e utilizando informações da escuta qualificada e da tomada de dados vitais, se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
Vermelho, ou seja, emergência e será atendido imediatamente como Prioridade I;
Amarelo, ou seja, urgência e será atendido como Prioridade II no consultório ou leito da sala de observação;
Verde, ou seja, sem risco de morte imediato. O paciente será atendido após todos os pacientes classificados como vermelho e amarelo serem atendidos.
 ☻ Azul, ou seja, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social. O paciente deverá ser avaliado por enfermeiro e médico, encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social. Poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, amarelo e verde.
Nenhum paciente poderá ser dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável a uma Unidade de Saúde de referência. O paciente poderá permanecer em observação na UPA por até oito horas. Após este período, poderá ser encaminhado para a internação, transferido, conforme a necessidade de cada caso, para as UBS/UBSF ou terá alta para o domicílio e ou município de origem.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário