sexta-feira, 15 de junho de 2012

Laboratório de Análises Clínicas Municipal


 

A Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia possui seu próprio Laboratório de Análises Clínicas, anexo ao prédio do ARE (Ambulatório de Referencia de Especialidades).

O Laboratório de Análises Clínicas possui uma equipe constituída por 02 biologistas, 04 técnicos de laboratório, 02 auxiliares de laboratório, 01 técnico de enfermagem, 02 oficiais administrativos e 02 recepcionistas, além de possuir 04 estagiários em sua equipe, o que proporciona auxílio na formação de futuros profissionais da área.

Possuindo um amplo leque de exames realizados, trabalhando com exames de bioquímica, sorologia, hematologia, parasitologia, uroanálise e hormonais, o LAC vem expandindo sua área de atuação e atendimento de uma forma impar. Nos últimos 04 anos, o número de exames realizados mensalmente saltou de 4 mil para 18 mil exames mês, um aumento de mais de 350%, além de sua eficiência no atendimento á população. O prazo de espera para alguns exames hoje é de menos de 01 dia, chegando ao máximo de 14 dias para alguns exames que ainda são realizados em outras cidades, como Barretos e Ribeirão Preto.
Tudo isso se deve aos investimentos realizados pela Secretaria de Saúde nos últimos anos, como a aquisição de um aparelho bioquímico, que analisa até 96 amostras simultaneamente, e disponibiliza um laudo final em menos de 01 hora, e um analisador celular de hemograma, que realiza o hemograma, com resultado, em apenas 05 minutos. Além destes equipamentos, o sistema do Laboratório agora encontrasse informatizado e integrado com a rede pública municipal, facilitando cadastro de pacientes, e possibilitando que os resultados dos exames já saiam na ficha virtual de cada paciente, o que antes era feito manualmente pela equipe. Está em fase de implantação um sistema que irá interligar o aparelho bioquímico com o sistema, possibilitando que o resultado emitido pela máquina seja lançado diretamente no sistema.

O LAC atende toda a população de Olímpia e dos distritos, além de algumas cidades da microrregião, todos encaminhados por médicos das UBS’s municipais. Além destes, o LAC também realiza coleta residencial em pessoas que possuem deficiências de saúde e não possam se locomover até o Laboratório.
Assessoria de Imprensa
Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário