segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estratégia de Saúde da Família a todo vapor em Olímpia


Prefeito Municipal e Secretária da Saúde com equipe da UBSF de Ribeiro dos Santos


Dados divulgados em auditoria pública realizada na terça-feira passada, dia 29 de maio, pela Secretaria de Saúde, mostraram a eficiência do programa Saúde da Família, que vem sendo implantado em Olímpia. O programa iniciou com equipes nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçú, e foi expandido para as UBSF’s Valter Stuck (em setembro/2011) e Dr. Francisco Figueiredo Filho (janeiro/2012).
Visita ás famílias atendidas no distrito de Ribeiro dos Santos

Contando hoje com 9.414 famílias cadastradas nas 4 unidades, as equipes de apoio efetuam uma média de 2000 visitas/mês, onde realizam ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde das famílias. “O intuito do programa é formular a descentralização do atendimento na saúde, e aumentar o conhecimento do cidadão pelo setor público, orientando os órgãos responsáveis de como agir e onde agir. Estamos agendando uma média de 2.500 consultas por mês direto da casa do cidadão. As equipes de apoio são de fundamental importância para o programa. São eles que vão até a casa, conferem as necessidades e deficiências de cada um, agendam consultas, verificam medicações. Este programa atua na questão da saúde, mas é um trabalho que vai muito mais além; é de âmbito social”, revelou Gislaine R. A. Castro, assistente social do setor de atenção básica da secretaria de saúde, que ajuda na coordenadoria do programa.
Prefeito com moradores atendidos pela equipe de apoio
As equipes são compostas, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Olímpia já possui 03 equipes formadas no município, e conta com mais agentes em formação, que logo estarão atuando, tanto nas unidades que já funcionam com a estratégia de saúde, como nas que terão esse trabalho agregado a elas. “Assim, poderemos acompanhar de dentro da casa de cada família a saúde da nossa população, e trabalharmos com maior eficiência para sanar todas as dificuldades”, completa Gislaine.
Treinamento dos agentes de saúde
 

Assessoria de Impresa
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário